Rondônia: STF manda prender três condenados pelos atos de 8 de janeiro em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão de três pessoas já condenadas por participação nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.
Entre os citados estão Márcio Castro Rodrigues, de Porto Velho (RO), além de Evandro Ericson Vieira de Medeiros e Jorgeleia Schmoeler.
Márcio e Evandro foram condenados a 2 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto, mas a decisão de Moraes estabelece que ambos iniciem a pena em regime fechado, com posterior transferência para o semiaberto. Conforme os autos, um dos sentenciados chegou a romper a tornozeleira eletrônica.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou que Márcio foi preso em 9 de janeiro de 2023, no acampamento em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.
Nos últimos meses, segundo o processo, ele descumpriu determinações do STF, incluindo a convocação de atos contra ministros e declarações direcionadas a Alexandre de Moraes.
Essas prisões se somam a outras medidas já adotadas pelo Supremo para assegurar o cumprimento das penas aplicadas aos envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
