🔌 Apagão atinge ao menos nove estados durante a madrugada desta terça-feira

Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) deixou moradores de nove estados e do Distrito Federal sem energia elétrica por períodos que variaram entre oito minutos e uma hora. O problema afetou São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.
De acordo com o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação localizada no Paraná, que provocou instabilidade no Sistema Interligado Nacional (SIN) — responsável por conectar e distribuir energia entre as regiões do país. O Ministério de Minas e Energia informou que o fornecimento já foi totalmente restabelecido.
Em São Paulo, cerca de 937 mil clientes atendidos pela Enel ficaram sem energia por aproximadamente oito minutos.
No Rio de Janeiro, 277 mil consumidores da Região Metropolitana foram afetados, com interrupção entre 0h32 e 1h22.
No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília relatou que 300 mil clientes ficaram sem luz entre 0h31 e 1h06, devido à paralisação de oito subestações.
No Amazonas, as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara registraram falta de energia por cerca de uma hora, conforme informou a Amazonas Energia.
Outros estados como Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte também tiveram oscilações no fornecimento, segundo as concessionárias locais.
A ocorrência reacendeu o debate sobre a segurança e manutenção do sistema elétrico nacional, que integra quase todo o país sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) — perdão, correção: o Ministério de Minas e Energia — informou que técnicos do ONS e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acompanham as investigações sobre as causas do incêndio e os impactos do apagão.