Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal, diz hospital

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.
Mais cedo, neste domingo, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que tem acompanhado o estado de saúde do ex-presidente, informou que Bolsonaro estava sendo operado e disse que a cirurgia deve “demorar”.
Em uma rede social, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também mencionou a operação e desejou “força” e “pronta recuperação” ao ex-presidente.
 

Transferência em UTI aérea
 
O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou vídeo neste sábado em que fala sobre seu estado de saúde — Foto: Reprodução/X
Neste domingo, Bolsonaro passou por uma “reavaliação clínico-cirúrgica” e foi submetido a “novos exames laboratoriais e de imagem”, segundo comunicado do DF Star (leia a íntegra aqui).
Conforme o hospital, a reavaliação e os exames “evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas”.
Em entrevista neste sábado, o médico Cláudio Birolini relatou que Bolsonaro tem tido aderências de forma recorrente. Esses episódios são comuns em pacientes que foram submetidos a várias cirurgias.
Leia a íntegra da nota do Hospital DF Star:

Brasília, 13 de abril de 2025 – O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini – Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique – Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha – Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer – Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges – Diretor Geral do Hospital DF Star

Botão Voltar ao topo